IMPRENSA:

Por que ter um bom CR?

Já há algum tempo, os programas de seleção de estágio e trainee de grandes empresas fazem questão de pedir aos candidatos que apresentem as notas na faculdade. Mas o que pode parecer mera formalidade é, segundo especialistas em Recursos Humanos, um importante critério de seleção e pode determinar o sucesso da vida profissional e acadêmica depois da graduação. Por isso, afirmam que ter um bom desempenho na universidade ainda é fundamental.

Para Leyla Nascimento, presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos no Rio (ABRH-RJ), o Coeficiente de Rendimento - o famoso CR - é usado por todas as empresas de grande porte cujos programas de treinamento visam a contratar os estagiários e trainees selecionados. O motivo é simples, diz Leyla: um bom CR é garantia de um estudante responsável e inteligente, características que interessam às empresas na hora da efetivação.

De acordo com Robson Castro, diretor geral da Agnis RH, especializada em recrutamento e seleção, um CR alto é também essencial para o continuidade da formação acadêmica do profissional e, portanto, para o crescimento na carreira. Isso porque programas de pós-graduação e bolsas de pesquisa exigem média mínima no histórico do candidato (sete, em geral), além de usá-la como critério de desempate.

- Isto (um bom CR) não significa a garantia de vaga, mas é uma porta de entrada na concorrida disputa por oportunidades de crescimento e aprendizagem. Na verdade, após a triagem pelo CR, os candidatos são ainda submetidos a testes, atividades e dinâmicas de grupo, que somarão ingredientes na hora da escolha. A experiência em estágios anteriores, normalmente, não é um requisito obrigatório, mas pode desempatar a seleção - explica Castro, que destaca também o peso de estudar em uma instituição de referência e de demonstrar uma postura interessada.

Os dois especialistas também desmentem o mito de que o CR é menos valorizado nas áreas profissionais de Ciências Humanas. Leyla afirma que isso já foi verdade. Mas por causa do crescimento das empresas do setor nos últimos anos, a quantidade maior de profissionais qualificados disputando uma vaga permite a triagem pelas boas notas.

Robson, chama a atenção para profissões que contemplam mais de uma área. Ele cita, como exemplo, a Psicologia, cujos profissionais podem atuar tanto na área de humanas quanto na de biomédicas:

- Recomenda-se que sejam mantidas boas notas nas disciplinas das três áreas, até mesmo porque, no início da faculdade, muitas vezes a pessoa ainda não decidiu totalmente que caminho vai trilhar na carreira. 

 

 

Fonte: O Globo

ONDE ESTAMOS