IMPRENSA:

O amor pode estar no trabalho

Relacionamentos podem começar em qualquer lugar, mas o que fazer se rolar um clima no trabalho?

As pessoas passam a maior parte do dia no trabalho. É nesse local que relações sociais têm início, amizades nascem e – por que não? – amores surgem. Mas não é fácil saber a melhor forma de se portar quando o coração bate mais forte exatamente por aquele seu colega da mesa ao lado e ele retribui o sentimento. Para o casal, pode ser difícil separar vida pessoal e profissional.

A psicóloga Luciana Saldana, especializada em aconselhamentos de carreira e consultora da Produtive, empresa de gestão de carreiras de Porto Alegre (RS), explica que os relacionamentos no ambiente profissional são comuns, devido ao tempo que as pessoas passam juntas. “Isso faz com que acabem se envolvendo, pois a vida social é mais restrita”, explica.

A cineasta Marina Kagan, de 23 anos, divide o amor pelo cinema com o namorado Rafael Carvalho, de 30 anos. O relacionamento já dura quatro anos e começou no escritório. “Foi um início bem lento, pois como estávamos no trabalho, não tínhamos tempo para romance. Foi quando começamos a sair que percebemos que tínhamos afinidades”, afirma Marina.

O casal achou melhor não contar nada no começo do namoro, conta a cineasta, que dá uma dica para quem está engrenando uma paquera mais séria no escritório. “Não misture as coisas. Mantenha o foco no trabalho. Mas lógico que é bom trabalhar ao lado do namorado.”

Posição da empresa

Segundo o Supervisor de Recursos Humanos Fábio Martins, da Agnis, uma consultoria de RH no Rio de Janeiro, é importante os funcionários saberem qual a postura da empresa em relação a namoros dentro do ambiente profissional. “Algumas não aceitam que os empregados se relacionem, mas sabemos que é muito difícil barrar essa situação. O ideal é que tenham conhecimento da posição da empresa.”

O fotógrafo Ricardo Mitsutomo Fuchigami, de 47 anos, trabalha com a esposa Ivna há mais de vinte anos. “A gente se conheceu em uma ação voluntária que ela faz na empresa onde eu trabalhava. Para dar certo, nunca levamos os problemas particulares para a empresa nem os do trabalho para casa”, explica.

Outra dica importante é nunca utilizar o e-mail ou programas de mensagem instantânea – como MSN, Gtalk e Skype – empresariais para trocar juras de amor. “Muitas pessoas usam o e-mail da empresa para ficar de namorico, só que se esquecem também de que há um monitoramento dessas mensagens”, afirma Martins.
Com os devidos cuidados, é possível, sim, manter um relacionamento saudável e sem prejudicar sua imagem no trabalho.

Muito obrigada!
Priscila Lopes

 

Fonte: Priscila Lopes

ONDE ESTAMOS