IMPRENSA:

Especialistas apontam expansão do mercado de trabalho no Rio

O mercado de trabalho no Estado do Rio de Janeiro foi o de maior crescimento na região Sudeste em 2011, com aumento de 5,95 % em 12 meses e contratação de mais de 200 mil pessoas. A região metropolitana da cidade teve a segunda maior expansão do mercado de trabalho do país e as perspectivas para este ano são ainda melhores, acreditam os especialistas.

“O Rio de Janeiro passa por um momento único. São muitos investimentos acontecendo no estado, que vão além dos necessários para a Copa e as Olimpíadas”, afirma Sérgio Zveiter, secretário de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro.

O enorme crescimento do setor de óleo e gás, vinculado às reservas do pré-sal, é consenso entre os especialistas como um dos fatores que tem impulsionado fortemente o mercado local. “Muitas multinacionais estão chegando ao país, vindas da China, Coréia, EUA e há uma demanda que surge ao redor das grandes empresas” afirma Celso Georgiof, consultor da Agnis Recursos Humanos.

A área de construção civil também é vista pelo secretário como de importância fundamental no crescimento das contratações, devido às obras no estado para melhoria na infraestrutura, que visam a Copa do Mundo de 2014 e, principalmente, os Jogos Olímpicos de 2016.

Além disso, o secretário aponta o complexo petroquímico do Comperj, o Porto do Açu e as áreas automotiva, com as novas fábricas da Peugeot-Citroen, e siderúrgica, com a CSA, como alguns dos diversos investimentos que contribuíram no crescimento do mercado.

Mão de obra qualificada

A profissional de Relações Públicas Beatrice Jordão, de 24 anos, viveu bem o momento pelo qual passa o Rio de Janeiro. Em março de 2011, ela saiu de um emprego em uma multinacional para buscar uma vaga em outro ramo. Insatisfeita com o novo posto, Beatrice se colocou novamente no mercado e em dezembro já estava empregada. "Foi um trabalho temporário que me fez ver o que eu realmente gostava. E não era aquilo", conta.

No entanto, apesar do otimismo nas contratações, os empresários reclamam da falta na mão de obra qualificada no Rio. Georgiof afirma que“principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Engenharia a demanda é forte, mas o mercado não consegue suprir esse potencial”. Beatrice concorda que a sua qualificação foi fundamental na hora de ser contratada. “Fiz muitos cursos para conseguir um emprego em um ramo diferente do que atuava”, lembra.

Gerente de Marketing e Comunicação da empresa Elumini, empresa voltada para o setor de TI, Lígia Melo destacou a grande demanda por profissionais especializados. “Essa discussão de escassez de pessoas qualificadas para TI acontece há mais de cinco anos. É um déficit brasileiro e as empresas têm que se virar com o que está disponível no mercado”, conta.

Segundo Lígia, o setor de TI cresce 10 % ao ano, em média, mas a mão de obra não acompanha esse ritmo. Por isso, a empresa tem diversas políticas para manter os empregados considerados valiosos.

“Nós investimos muito para que os bons trabalhadores fiquem. O setor de gestão de pessoas oferece muitas possibilidades de retenção do profissional. A gente sabe que um trabalhador jovem, entre 20 e 25 anos, não busca somente dinheiro. Por isso, a empresa oferece a ele uma projeção de carreira", afirma.

Ela ainda avalia que a falta de mão de obra qualificada para a área causa um preenchimento de vagas por pessoas sem o devido preparo.

Turismo

O turismo é outro setor apontado como de alto crescimento, principalmente o turismo doméstico na capital do Rio de Janeiro. “O Rio, por ser uma cidade muito glamourosa no país, é muito beneficiado pelo turismo doméstico, que cresceu fortemente”, afirma José Francisco Salles Lopes, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo.

Dados divulgados pelo Ministério mostram que a movimentação dos aeroportos brasileiros em 2011 foi a maior dos últimos 13 anos. De janeiro a dezembro, os desembarques domésticos somaram 79.049.171, com um aumento de 15,8 % em relação a 2010.

Luciano Pádua e Carolina Mazzi

 

Fonte: Jornal do Brasil

ONDE ESTAMOS