ARTIGOS:

14 filmes essenciais para quem está começando a carreira !

O cinema é um poderoso veículo de mensagens sobre qualquer tema - inclusive carreira.
Ainda mais para a geração Y, um grupo tipicamente fascinado pelo formato audiovisual, diz Alfredo Motta, co-autor do livro “Código Y - Decifrando a geração que está mudando o país” (Editora Évora).
"Basta ver o sucesso estrondoso dos vídeos nas redes sociais para perceber como essa linguagem é adorada pelo jovem", explica ele, que também é sócio-diretor da agência Na Mosca, especializada em marketing para universitários.
A boa notícia para jovens profissionais que amam filmes é que não faltam bons títulos para quem está começando a se aventurar pelo mundo do trabalho.

Veja a seleção de 14 longas feitos sob medida para quem está em início de carreira:

1) Um senhor estagiário - Ben (Robert De Niro) é um viúvo de 70 anos de idade que está entediado com sua aposentadoria. Pela chance de voltar à ativa, ele aceita ser estagiário “sênior” de um site de moda, comandado pela jovem Jules (Anne Hathaway).
"The Intern" Diretor: Nancy Meyers Ano: 2015

2) Homens, mulheres e filhos  - Um grupo de adolescentes e seus pais se esforçam para lidar com os desafios trazidos pela internet para diversos aspectos de suas vidas, da auto-estima aos relacionamentos amorosos. O drama é interessante por lançar luz sobre uma realidade pouco percebida pelos jovens: o esforço das gerações mais velhas em compreender o mundo digital e fazer parte dele.
"Men, women & children" Diretor: Jason Reitman Ano: 2014

3) Ela  - A vida de Theodore (Joaquin Phoenix) é dolorosamente solitária. Tudo muda quando ele decide comprar um sistema operacional altamente complexo que se revela uma preciosa companhia - e se transforma em interesse amoroso. O mérito da história está em atingir um ponto crítico para a geração Y: a intervenção da tecnologia dos relacionamentos, sejam eles de ordem pessoal ou profissional. 
"Her" Diretor: Spike Jonze Ano: 2013

4) Enquanto somos jovens - Cornelia (Naomi Watts) e Josh (Ben Stiller) são casados há anos e levam uma vida sem grandes emoções. Quando um casal mais jovem se aproxima deles, surge a tentação de levar um estilo de vida mais leve e aventureiro.  O filme é rico por confrontar as visões de mundo de três gerações diferentes: Y, X e Baby Boomers. A convivência com pessoas mais velhas necessariamente fará parte da vida do jovem profissional.
"While we're young" Diretor: Noah Baumbach Ano: 2014

5) Medianeras - Buenos Aires na era do amor virtual Mariana (Pilar López de Ayala) e Martín (Javier Drolas) são jovens solitários e emocionalmente frustrados. Apesar de transitarem pelos mesmos lugares, um encontro entre os dois parece impossível em meio à vasta e impessoal metrópole em que vivem. O longa provoca o espectador a refletir sobre o isolamento nas grandes cidades.
"Medianeras" Diretor: Gustavo Taretto Ano: 2011

6) Erin Brockovich - O filme conta a história real de Erin Brockovich, vivida por Julia Roberts. Desempregada e mãe solteira de três filhos, ela se forma como técnica jurídica e realiza a façanha de derrubar uma empresa de energia da Califórnia responsável por danos ambientais em sua cidade. A história é inspiradora porque mostra o poder latente de uma mulher pouco influente e desvalorizada no trabalho. “O que fica claro é a possibilidade de fazer a diferença mesmo ocupando um cargo ‘pequeno’
"Erin Brockovich" Diretor: Steven Soderbergh Ano: 2000

7) O informante - O químico Jeffrey Wigand (Russell Crowe) está a ponto de revelar os sombrios segredos da indústria de tabaco para a qual trabalha. Enquanto pondera sobre a decisão, ele sofre as pressões de Lowell (Al Pacino), executivo de mídia que deseja que Wigand faça a denúncia em seu programa na TV.  Há cada vez mais casos - até emblemáticos - de empresários envolvidos em corrupção no Brasil. 
"The insider" Diretor: Michael Mann Ano: 1999

8) Whiplash - Em busca da perfeição -  Premiado pelo Oscar, o longa mostra a trajetória de Andrew (Miles Teller), um jovem e talentoso baterista que ambiciona ser o mais brilhante da sua geração. Pressionado por um instrutor temperamental, ele atropela cada vez mais limites para conquistar o que deseja. Apesar de o filme focalizar o excesso, também vale o questionamento na outra direção, isto é, os sacrifícios realmente necessários para se dar bem. “É uma provocação para a geração Y, que é tipicamente pouco resiliente”.
"Whiplash" Diretor: Damien Chazelle Ano: 2014

9) Em boa companhia Dan - (Dennis Quaid) é um executivo de meia idade que passa a ser chefiado por um rapaz muito mais jovem do que ele. A situação ganha contornos ainda mais complexos quando ele descobre que seu novo gestor está envolvido com a sua filha. A aceitação da diferença de idade entre líder e liderado é fundamental para criar uma parceria construtiva, sem competições nem preconceitos.
"In Good Company" Diretor: Paul Weitz Ano: 2004

10) Larry Crowne - O amor está de volta - Larry (Tom Hanks) perde seu emprego em uma loja porque não tem ensino superior. Abalado, ele recupera seu interesse pela vida quando decide se matricular em uma faculdade. É o que a geração Y está enfrentando agora, já que é a mais afetada pelas demissões acarretadas pela recessão no Brasil. A lição do filme é clara: em uma crise, os vencedores costumam ser os mais humildes e pacientes.
"Larry Crowne" Diretor: Tom Hanks Ano: 2011

11) O homem que mudou o jogo Billy (Brad PPitt) gerencia um time de beisebol limitado por um magro orçamento. Eis que surge uma ideia que vale ouro: usar análises geradas por computador para contratar novos jogadores. A narrativa revela como é possível - e saudável - usar a informação trazida pela tecnologia para reinventar antigos processos de trabalho. 
"Moneyball" Diretor: Bennett Miller Ano: 2011

12) Jerry Maguire - A grande virada  - Jerry (Tom Cruise) é um bem-sucedido executivo do marketing esportivo. Um dia, ele decide abandonar seu emprego, que enxerga como imoral e deturpado, e sai em busca de um caminho profissional alternativo. O filme é inspirado na história real de Leigh Steinberg, um nome célebre no mundo dos esportes e vale a pena porque retrata a possibilidade de empreender a partir dos seus próprios valores e competências. 
Diretor: Cameron Crowe Ano: 1996

13) Tarja branca - A partir de dezenas de depoimentos, o documentário mostra a importância de conservar um espírito leve e brincalhão como forma de resistência à seriedade imposta pelo mundo dos adultos. A alegria é uma espécie de remédio 'tarja branca' contra a depressão".
Diretor: Cacau Rhoden Ano: 2014

14) O que você faria? - Sete candidatos participam de um processo seletivo cada vez mais inusitado e bizarro. A tensão é ainda maior porque há um representante do RH secretamente infiltrado entre os participantes da dinâmica. O filme também incentiva o autoconhecimento. “É o único meio de evoluir na carreira e não ser pego de surpresa quando confrontado com as suas próprias características”, explica a especialista.
"El método" Diretor: Marcelo Piñeyro Ano: 2005

Cláudia Gasparini

 

Fonte: Exame

ONDE ESTAMOS