ARTIGOS:

Faça seu CV se destacar dos demais


O currículo é a porta de entrada e a primeira imagem que a empresa terá do profissional. Por isso, pessoas que estão buscando uma colocação ou novas oportunidades no mercado precisam ficar atentas à sua elaboração para se destacarem.
Utilizado em todo processo seletivo, mesmo que já exista uma indicação ou conhecimento prévio do avaliador sobre o profissional, o currículo é também um fator de eliminação. Portanto, precisa ser claro, atraente, organizado e conter as informações essenciais para a compreensão do perfil e objetivos do candidato.

Principais itens do currículo:

Dados de contato
Informe o seu nome completo, telefone celular e e-mail. No Brasil, costuma-se informar o endereço, sendo que sugerimos, por motivo de segurança, evitar informar nº de casa ou apartamento, informando apenas o nome da rua, bairro, cidade e UF. Não informar o CEP, pois essa informação não é relevante neste momento. Em alguns casos, pode-se também informar o seu endereço de alguma rede social profissional, por exemplo: o Skype.

 

Dados pessoais
Números de documentos, como RG e CPF, não necessitam ser informados, pois são utilizados apenas na etapa de contratação. Em alguns casos, pode-se informar o número de registros profissionais para passar ao leitor o tempo de experiência do candidato, como por exemplo: OAB, CRC, CRM entre outros. No Brasil, costuma-se informar o estado civil, nacionalidade, idade e número de filhos. Recomendamos que sejam informados os 3 primeiros, mas não é algo mandatório ou que elimine a pessoa de um processo, apesar das empresas preferirem ter esta informação já no início do contato.

 

Objetivo
Esta informação deve ser sucinta e alinhada ao cargo e à área de interesse do candidato, preferencialmente em uma única linha. Evite longos textos e busque uma forma objetiva e abrangente para não diminuir suas chances. Cuide para passar a mensagem correta quanto às áreas profissionais de seu domínio, bem como quanto ao nível do seu cargo. Evite, por exemplo, apenas informar “ÁREA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA”. Neste caso, sugerimos que informe “SUPERVISÃO ADMINISTRATIVA FINANCEIRA”. Assim a empresa ganhará tempo na triagem do seu CV.

 

Formação acadêmica e Idiomas
Informe o curso, a instituição de ensino e o ano de conclusão, apresentando-os em ordem decrescente (pós-graduação, graduação etc.). Os cursos técnicos devem ser citados apenas quando houver relação com a área pretendida. 
Cite o idioma e o nível de conhecimento, mas não o supervalorize, pois ele poderá ser testado e você deverá comprovar a veracidade da informação.

 

Experiência profissional
Caso sua trajetória profissional seja numa única área profissional, organize seu currículo por ordem de empresa (da mais recente para a mais antiga), informando o nome da empresa, o cargo e data de entrada e saída (mês/ano).
Abaixo de cada empresa/cargo, descreva as atividades desenvolvidas de forma sucinta e, se possível, utilizando marcadores para cada trabalho realizado.
A fim de facilitar a leitura e o entendimento, foque nas suas realizações, descrevendo o que fez, como fez e o resultado do que fez, preferencialmente citando valores, percentuais ou tempo economizados, geridos, faturados, gastos etc.
Inicie cada realização com um verbo de ação podendo ser na 1ª ou 3ª pessoa do singular, sempre evitando adjetivos, opiniões pessoais ou advérbios de intensidade.
Tome cuidado para que seu currículo não fique focado em responsabilidades, podendo parecer uma descrição de cargos e não traduzir o que você efetivamente agregou para a Empresa.
Se você trabalhou em muitas empresas, talvez possa fazer um breve resumo das 3 primeiras em um único parágrafo. Esta ação poderá variar, dependendo do caso.
Caso você tenha trabalhado em diferentes áreas profissionais, talvez o seu currículo fique melhor com outro formato, onde todas as realizações estejam resumidas em uma única área e, ao final, contenha uma lista das empresas trabalhadas. Este modelo chama-se

Currículo Funcional que poderá ser explicado em outro artigo.

 

Cursos
Informe os cursos relacionados à área de interesse e mais significativos, colocando o nome do curso, local e ano de realização.

 

Outras dicas
Os erros de português desestimulam o leitor e comprometem sua imagem. Por isso, faça uma revisão minuciosa antes de enviá-lo.
Você poderá incluir outras informações, mas lembre-se de analisar se elas o ajudarão na busca do novo emprego.
Utilize um e-mail que não comprometa a sua imagem, evitando adjetivos, diminutivos ou alusão a qualquer preferência pessoal como time de futebol, religião, estilo musical etc.
Evite colocar foto, exceto quando exigido, sendo esta 3x4, de boa qualidade e com postura profissional.
A pretensão salarial também deverá ser mencionada apenas se exigido, caso contrário, deixe para a fase de entrevista, quando solicitada.
O currículo bem elaborado não garantirá sua contratação, mas aumentará suas chances de ser visto e bem avaliado, avançando para próximas etapas dos processos seletivos.

 

Boa sorte e, em caso de dúvidas, conte com a AGNIS!

Sofia Coloço e Priscila Mota

 

Fonte: AGNIS

ONDE ESTAMOS