IMPRENSA:

De volta ao mercado de trabalho

RIO - A busca de um novo emprego e até mesmo de novos desafios na carreira é uma fase difícil para todos, mas pode ser muito mais desafiadora para quem esteve afastado do mercado de trabalho por um determinado período. São muitos os casos de pessoas que, mesmo qualificadas, encontram dificuldade para encontrar uma nova posição no mercado. Seja por aposentadoria, saúde, maternidade ou dedicação a outros projetos, retomar a rotina profissional é um longo caminho a ser percorrido.

Anna Maria Guimarães, coordenadora do Programa Master (pós-MBA) da B.I. International, escola de educação executiva com foco em empreendedorismo e inovação, ressalta que o mercado corporativo apresenta diversas dificuldades e características e, por ser altamente competitivo, cobra dos profissionais sólidos conhecimentos e muita responsabilidade. Segundo ela, a dificuldade de retorno pode ser atribuída a diversas situações, como falta de preparo para os processos seletivos, idade mais avançada, baixo conhecimento intelectual e currículo ultrapassado para os novos padrões.
 
— Por esses motivos, nada melhor do que focar em se preparar para atender aos requisitos e exigências das corporações — aconselha Anna Maria, ressaltando que buscar uma recolocação no mercado requer uma série de preparações, mas o desafio de voltar ao trabalho pode ser uma oportunidade para guinar a carreira.
 
Por sua vez, Celso Georgief, headhunter da Agnis Recursos Humanos, destaca que o profissional que ficou afastado certamente não perdeu suas habilidades, conhecimentos e, principalmente a vontade de trabalhar. Mas é claro que ele vai precisar entender novamente o mercado e, principalmente, o momento em que se encontra para poder encarar os novos desafios.
 
Os especialistas são unânimes em afirmar que, para se reposicionar no ambiente corporativo, o profissional deve, antes de qualquer coisa, manter-se atualizado com relação às exigências de sua área ou outras de seu interesse, e demonstrar seus diferenciais, como experiência adquirida e know-how em determinada área. É também importante se preparar para iniciar em novas funções, ser humilde e esquecer um pouco do cargo que tinha antes, principalmente se ocupava uma posição de alto grau hierárquico, para não perder boas oportunidades. Afinal, o profissional está recomeçando:
 
— No início, o profissional poderá ter que “dar um passo para trás” para poder recomeçar em bases sólidas — ressalta Georgief.
 
Outro aspecto importante, segundo Anna Maria, é que o profissional que está voltando ao mercado de trabalho terá que aprender a lidar com diferentes plataformas tecnológicas e estar antenado com temas da atualidade:
 
— Hoje, as empresas buscam profissionais atualizados não só em um segmento específico, mas que tenham também conhecimentos em macroeconomia e tendências em geral, como inovação, sustentabilidade e transparência. Se reciclar com frequência, fazer uma especialização diferenciada e manter uma boa rede de contatos são pontos importantes para quem deseja se destacar após uma temporada fora do mercado.


 

 

Fonte: O Globo

ONDE ESTAMOS