NOTCIAS DE MERCADO:

CEO da Tesla desiste de fechamento de capital

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse que atender aos interesses dos acionistas e no buscar mais um acordo de 72 bilhes de dlares para tirar a fabricante de carros eltricos da bolsa.   

A deciso mantm a Tesla como empresa de capital aberto, mas levanta novas questes sobre seu futuro. Suas aes esto sendo negociadas abaixo dos nveis de 7 de agosto, quando Musk anunciou no Twitter que considerava deslistar a Tesla por 420 dlares por ao, enquanto investidores se perguntavam como isso elevaria a capacidade de Musk de tornar a empresa lucrativa.   

Musk e a Tesla tero que se defender de uma srie de aes judiciais de investidores e de uma investigao da reguladora do mercado SEC sobre o tute de Musk de que o financiamento para o acordo para deslistagem estava garantido.   

Musk disse na vspera que de que h financiamento mais do que suficiente para tornar a empresa privada, o que foi reforado durante o processo. Ele atribuiu sua deciso de abandonar a oferta resposta que recebeu dos acionistas e do esforo que demonstrou ser mais demorado e perturbador do que ele esperava.   

Embora a maioria dos acionistas com quem falei tenha dito que permaneceria com a Tesla se tirssemos a empresa da bolsa, o sentimento, em poucas palavras, era por favor, no faa isso, escreveu Musk em sua postagem.   

Musk, dono de cerca de um quinto da Tesla, disse no incio do ms que planejava deslistar a empresa sem usar o mtodo padro de uma compra alavancada, segundo a qual todos os outros acionistas seriam sacados e o negcio seria financiado principalmente com novas dvidas.   

Em vez disso, dois teros dos acionistas da empresa, de acordo com sua estimativa, teriam preferido rolar suas participaes e continuar sendo investidores em uma empresa fechada. Isso reduziria significativamente o dinheiro necessrio para o negcio e evitaria sobrecarregar a Tesla, que tem uma dvida de 11 bilhes de dlares e fluxo de caixa negativo.   

Seis membros do conselho de administrao da Tesla disseram terem informados na quinta-feira que Musk abandonou os planos de deslistagem.    

Um dos maiores desafios da Tesla agora incrementar a produo de seu mais recente veculo, o Modelo 3. Vrios gargalos em sua fbrica Fremont e fbrica de baterias em Nevada atrasaram a produo em volume.   

A Tesla agora tem como objetivo construir consistentemente 5 mil modelos 3 por semana, meta que diz ter conseguido vrias vezes desde que foi atingida pela primeira vez em junho.   

Musk diz repetidamente desde abril que a Tesla no tem necessidade de levantar mais capital, e prometeu ser lucrativo no terceiro e quarto trimestres. Mas analistas esperam que a Tesla precise de bilhes de dlares nos prximos anos para financiar planos ambiciosos de expanso e desenvolver novos veculos eltricos premium para enfrentar rivais alemes.

 

Fonte: Reuters

ONDE ESTAMOS